Uma empresa de consultoria foi contratada para ajudar
uma grande rede de hospitais a melhorar a experiência
dos pacientes. A empresa está considerando duas abordagens: Design Thinking, para abordar problemas complexos de forma geral e inovadora, e Design de Serviço,
para focar especificamente na criação e na otimização
das interações e dos processos de serviço dentro dos
hospitais. A equipe de consultores precisa entender as
diferenças entre essas duas abordagens para escolher a
mais adequada para o projeto.
Qual é a diferença principal entre Design Thinking e
Design de Serviço?
a) Design Thinking é uma abordagem específica para
criar e melhorar serviços, enquanto Design de Serviço é uma metodologia geral para resolver problemas
complexos.
b) Design Thinking foca exclusivamente aspectos estéticos de produtos, enquanto Design de Serviço foca
aspectos estéticos dos serviços.
c) Design Thinking é um processo iterativo e centrado no
ser humano aplicável a diversos contextos, enquanto Design de Serviço tem potencial para ser aplicado
para dar forma a inúmeras atividades humanas.
d) Design Thinking se aplica apenas ao design de produtos físicos, enquanto Design de Serviço é exclusivo
para o design de interfaces digitais.
e) Design Thinking utiliza ferramentas, como, por exemplo, o blueprint, enquanto Design de Serviços é aplicado em contexto de desenvolvimento de software.