Domínio de computadores é um conceito utilizado em redes
corporativas para gerenciar e controlar o acesso a recursos e
dispositivos dentro de uma organização. Um domínio é um grupo
de computadores, servidores e outros dispositivos conectados,
que são administrados centralmente por um servidor conhecido
como Controlador de Domínio. O objetivo do domínio é facilitar o
gerenciamento de usuários, grupos, permissões, políticas de
segurança e recursos, como arquivos e impressoras, de maneira
centralizada.
Para incluir um computador em um domínio em um ambiente
Windows Server, a seguinte etapa é necessária:
✂️ a) instalar e configurar um serviço de DHCP no computador que
deseja incluir no domínio para garantir que ele receba um
endereço IP válido. ✂️ b) alterar as configurações de firewall do computador para
permitir o tráfego de todos os protocolos de rede,
independentemente das regras de segurança estabelecidas. ✂️ c) acessar as configurações do sistema, selecionar a opção de
alterar as configurações do computador, e em seguida, na guia
Nome do Computador, clicar em Alterar e inserir o nome do
domínio e as credenciais de um usuário com permissões
administrativas no domínio. ✂️ d) desconectar o computador da rede local e conectá-lo
diretamente a um roteador de rede independente para evitar
conflitos durante o processo de inclusão no domínio. ✂️ e) reiniciar o computador em modo seguro com rede habilitada
antes de iniciar o processo de inclusão no domínio para
garantir que não haja conflitos de software.