“A Transformação Digital vem mudando os modelos de negócios com diversos benefícios para as empresas, como aumento da eficiência e produtividade, melhora no relacionamento com clientes, simplificação de processos, redução de custos e maior controle de gestão. Porém, em um mundo cada vez mais digital e conectado, os riscos de ataques cibernéticos também aumentam, com possibilidades de vazamento de Dados cadastrais, roubos de senhas e de Dados bancários, e comprometimento de infraestruturas digitais.”
Disponível em: https://inforchannel.com.br/2023/09/09/idc-aponta-atuacao-do-brasil-no-segmento-dos-investimentos-corporativos-em-ciberseguranca/. Acesso em: 18 de março de 2024.
O aumento do uso da tecnologia tem impulsionado crimes digitais desafiando as autoridades de segurança pública. A esse respeito, é INCORRETO afirmar que:
✂️ a) O avanço tecnológico tem proporcionado aos criminosos novas formas de cometer delitos, como a utilização de malwares sofisticados, phishing e engenharia social para realizar fraudes bancárias e roubo de identidade. ✂️ b) As pequenas empresas e os usuários individuais podem sofrer com crimes cibernéticos, bastando apenas ter um antivírus instalado para se proteger contra todos os tipos de ameaças digitais. ✂️ c) A segurança cibernética não é responsabilidade exclusiva das equipes de TI, mas sim de todos os que trabalham em organizações, sejam elas públicas ou privadas. ✂️ d) O contínuo debate e desenvolvimento de legislações e regulamentações voltadas para a segurança cibernética e crimes digitais é destaque na atualidade do cenário brasileiro. Um exemplo recente é a promulgação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que aborda o tratamento de dados pessoais, tanto em formato físico quanto digital.