É importante que as instituições de educação infantil incorporem de
maneira integrada as funções de educar e cuidar. O conceito de
educar refere-se
✂️ a) ao cuidado, a brincadeiras e aprendizagem orientadas de
forma integrada e que possam contribuir para o
desenvolvimento das capacidades infantis de relação
interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude
básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas
crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social
e cultural. ✂️ b) à experiência pelo uso do material ou dos recursos
disponíveis, como as mudanças da percepção resultantes
essencialmente da mobilidade física das crianças e sua
relação com os objetos e respectivas propriedades físicas. ✂️ c) ao ambiente escolar, propriamente dito, cuja principal função
é tornar a aprendizagem eficaz por meio da transmissão de
conteúdos significativos. ✂️ d) ao processo de mudança comportamental obtido a partir dos
limites definidos pelas regras escolares. ✂️ e) à formação intelectual e social da criança, devendo as
instituições de educação infantil atuar como transformadora
de atitudes e de crenças culturais pelo estímulo à valorização
do conhecimento historicamente construído e pelo
desenvolvimento de interações sociais saudáveis.