Em uma perspectiva que considera a criança como
protagonista de sua aprendizagem e o professor como
mediador no processo de desenvolvimento infantil, a
organização do ambiente e das práticas pedagógicas na
creche deve se pautar por uma abordagem que
reconheça as singularidades do desenvolvimento infantil
nos primeiros anos de vida, articulando o cuidado com a
educação. Nesse contexto, qual dos seguintes aspectos
deve ser priorizado na organização do trabalho
pedagógico com crianças de 0 a 3 anos?
✂️ a) A aprendizagem de conteúdos acadêmicos, como
matemática, ciências e história, por meio de aulas
expositivas e atividades individuais, visando a
aquisição de conhecimentos formais e ao
desenvolvimento cognitivo. ✂️ b) A alfabetização e o letramento, priorizando o ensino
sistemático da leitura e da escrita, com o objetivo de
preparar as crianças para o ingresso no Ensino
Fundamental. ✂️ c) O desenvolvimento da autonomia e da
independência, incentivando as crianças a realizarem
todas as tarefas sozinhas, sem a ajuda dos adultos,
com o intuito de promover a autoconfiança e a
responsabilidade. ✂️ d) O acolhimento, o cuidado e a segurança afetiva,
proporcionando um ambiente confortável, seguro e
estimulante, que atenda as necessidades básicas
das crianças e favoreça a construção de vínculos
afetivos positivos.