As ferrovias foram durante muito tempo o objeto de articulação espacial dentro do Estado de Pernambuco ligando as zonas de produção ao Porto do Recife. Como ramificações dessas ferrovias, foram criadas as ferrovias urbanas que ligavam os bairros ao centro do Recife. O transporte ferroviário urbano ficou conhecido como Maxambombas e Bondes que marcaram por muito tempo a paisagem do Recife. SILVA, Raphael Fontoura da. Roteiro das Ferrovias em Pernambuco : um olhar geográfico. 2018.79f, Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Recife, 2018. Disponível em: https://repositorio.ifpe.edu.br/xmlui/handle/ 123456789/163?show=full. Acesso em: 16 jul. 2024. Com relação ao papel das ferrovias para a articulação do espaço em Pernambuco, é correto afirmar que
✂️ a) a infraestrutura ferroviária serviu ao escoamento internacional da produção do sizal e da cana-de-açúcar, já que era realizado por tropas de mulas pelos caminhos do interior até o porto de Recife. ✂️ b) elas serviram para a recuperação da economia agroexportadora de Pernambuco, seja com relação ao açúcar, ou com a introdução do algodão como novo produto de exportação, impulsionando a ocupação da Zona da Mata. ✂️ c) construída em novas vias de circulação interior/Recife, devido a necessidade de espaço para canteiro de obras, a ferrovia central de Pernambuco chegou aos centros de produção do Agreste e do Sertão. ✂️ d) as ferrovias, que passaram a fazer parte da vida das pessoas na Zona da Mata, Agreste e Sertão, foram construídas com o objetivo de integrar regiões e passou a ser vista como o principal meio de transporte da população pernambucana. ✂️ e) respeitando a morfologia do relevo, as ferrovias seguiram a diante com a lógica de traçado pelas cidades uma vez que os trens teriam uma maior otimização de volume cargueiro, posteriormente aumentando o fluxo migratório.