Um professor de Educação Física de uma
escola estadual de Queimadas-PB pretende revisar a
abordagem filosófica de suas aulas para melhor atender
à diversidade de seus alunos. O professor reconhece a
importância da inclusão e da equidade no ambiente
escolar e busca uma metodologia que promova o
desenvolvimento integral de todos os alunos, levando
em consideração suas diferentes realidades e
contextos sociais.
Considerando a importância da inclusão e da equidade
no ambiente escolar, qual das opções abaixo se alinha
melhor com uma prática pedagógica atual, eficaz e
transformadora?
1. Desenvolver um currículo baseado na pedagogia
libertadora, que envolve os alunos em discussões
críticas sobre suas realidades e contextos sociais,
utilizando a prática corporal como uma ferramenta detransformação pessoal e social, promovendo a
autonomia e a reflexão.
2. Focar em uma pedagogia tradicional, com ênfase em
atividades físicas padronizadas, buscando uniformizar o
desempenho dos alunos sem considerar suas
diferenças individuais, realidades sociais ou
necessidades especiais.
3. Adotar a pedagogia do rendimento, centrada
exclusivamente na performance dos alunos em
competições e na obtenção de resultados de destaque,
sem levar em conta a diversidade de habilidades e o
desenvolvimento socioemocional.
4. Seguir uma abordagem tecnicista, que prioriza a
eficiência dos movimentos e a melhoria dos índices
físicos dos alunos, mas negligencia aspectos sociais,
emocionais e culturais da Educação Física.
5. Utilizar uma pedagogia conservadora, focada na
repetição de exercícios tradicionais e na manutenção
de um currículo fixo e pouco flexível, sem promover
adaptações para a diversidade de necessidades e
habilidades dos alunos.
Alternativas:
✂️ a) O item 1 está correto. ✂️ b) Os itens 1 e 3 estão corretos. ✂️ c) Os itens 2 e 3 estão corretos. ✂️ d) Os itens 2 e 4 estão corretos. ✂️ e) O item 5 está correto.