Na escola de Queimadas-PB, o professor de
Educação Física está reformulando seu plano de ensino
para melhor atender às necessidades dos alunos do
ensino fundamental, que apresentam diversos níveis de
habilidades, interesses e motivações. Diante da
variedade de metodologias disponíveis, o professor
procura estratégias que promovam uma prática
pedagógica inclusiva, formativa e capaz de estimular o
desenvolvimento integral dos estudantes. O objetivo é
ir além das abordagens tradicionais, conectando as
atividades físicas ao aprendizado mais amplo e
atendendo à diversidade dos alunos.
Considerando as diferentes metodologias de ensino
disponíveis, qual das alternativas a seguir melhor se
alinha com uma prática pedagógica que promova a
inclusão e o desenvolvimento integral dos alunos,
respeitando suas diferenças e incentivando a
participação ativa no processo de ensino-aprendizagem?
1. Utilizar uma abordagem centrada no aluno,
adaptando as atividades às necessidades e interesses
individuais dos estudantes, mas incorporando também
momentos de reflexão coletiva para que os alunos
compreendam como essas atividades físicas estão
conectadas ao desenvolvimento de competências
sociais e emocionais.
2. Adotar uma metodologia baseada em instrução
direta, onde o professor demonstra as técnicas e os
alunos devem replicá-las de forma exata, mas criando
momentos para que os alunos possam personalizar os
movimentos de acordo com suas capacidades
individuais e estilos próprios de execução. 3. Implementar uma pedagogia de projetos, onde os
alunos participam ativamente da criação e execução de
projetos que envolvem práticas corporais, conectando
as atividades físicas a outras áreas de conhecimento e
incentivando o desenvolvimento de competências
como autonomia, cooperação e pensamento crítico.
4. Focar no ensino de técnicas esportivas padronizadas,
com o objetivo de preparar os alunos para competições
escolares em equipe, mas garantindo que haja
adaptações para alunos com diferentes habilidades, de
modo a promover um senso de equipe que respeite a
diversidade de aptidões.
5. Manter um currículo fixo e estruturado, que facilite a
organização e planejamento das atividades seguindo
um calendário esportivo, mas permitindo algumas
flexibilizações para atender às necessidades
emergentes dos alunos ao longo do ano.
Alternativas:
✂️ a) Apenas os itens 1 e 2 estão corretos. ✂️ b) Apenas os itens 2 e 4 estão corretos. ✂️ c) Apenas os itens 1 e 3 estão corretos. ✂️ d) Apenas os itens 1 e 5 estão corretos. ✂️ e) Apenas os itens 3 e 4 estão corretos.