A Educação Física inclusiva exige a adaptação das
práticas pedagógicas para garantir que todos os alunos,
independentemente de suas necessidades educacionais,
possam participar e se beneficiar das atividades propostas.
Considerando os princípios da inclusão e os aspectos
metodológicos na Educação Física para alunos com
necessidades educacionais, qual das afirmativas reflete uma
prática pedagógica inclusiva e eficaz?
a) Adaptar as atividades apenas para os alunos com
necessidades educacionais, enquanto os demais continuam
com as práticas regulares, assegurando que todos estejam
em seu nível de conforto.
b) Criar atividades totalmente separadas para os alunos com
necessidades educacionais, evitando a interação com os
demais alunos para que não se sintam pressionados ou
excluídos.
c) Desenvolver atividades que sejam adaptáveis para todos os
alunos, promovendo a interação e a cooperação, e utilizando
diferentes níveis de dificuldade para atender às variadas
habilidades presentes na turma.
d) Enfatizar a competição entre os alunos para motivar todos a
atingir o mesmo nível de desempenho, independente de suas
capacidades, visando à superação individual.
e) Priorizar atividades de baixo impacto e pouca variação,
garantindo que todos os alunos possam participar, mas sem
foco no desenvolvimento motor ou cognitivo.