A Educação Física inclusiva exige a adaptação das
práticas pedagógicas para garantir que todos os alunos,
independentemente de suas necessidades educacionais,
possam participar e se beneficiar das atividades propostas.
Considerando os princípios da inclusão e os aspectos
metodológicos na Educação Física para alunos com
necessidades educacionais, qual das afirmativas reflete uma
prática pedagógica inclusiva e eficaz?
✂️ a) Adaptar as atividades apenas para os alunos com
necessidades educacionais, enquanto os demais continuam
com as práticas regulares, assegurando que todos estejam
em seu nível de conforto. ✂️ b) Criar atividades totalmente separadas para os alunos com
necessidades educacionais, evitando a interação com os
demais alunos para que não se sintam pressionados ou
excluídos. ✂️ c) Desenvolver atividades que sejam adaptáveis para todos os
alunos, promovendo a interação e a cooperação, e utilizando
diferentes níveis de dificuldade para atender às variadas
habilidades presentes na turma. ✂️ d) Enfatizar a competição entre os alunos para motivar todos a
atingir o mesmo nível de desempenho, independente de suas
capacidades, visando à superação individual. ✂️ e) Priorizar atividades de baixo impacto e pouca variação,
garantindo que todos os alunos possam participar, mas sem
foco no desenvolvimento motor ou cognitivo.