Cada sentença a seguir apresenta características de algumas tecnologias aplicadas ao
ensino. Marque a alternativa que associa CORRETAMENTE o nome das tecnologias às lacunas
(1), (2), (3) e (4):
No contexto da educação, a ____________ (1) cria um ambiente imersivo digital onde os alunos
podem interagir, proporcionando um ambiente rico em detalhes, que pode ser explorado de
maneira dinâmica.
A ____________ (2) adiciona camadas de informações digitais sobrepostas ao ambiente,
permitindo que os alunos interajam com objetos reais, enquanto recebem informações
adicionais, como modelos 3D ou dados contextuais.
A ____________ (3) utiliza algoritmos avançados para personalizar o aprendizado e adaptar o
conteúdo, de acordo com o desempenho e perfil de cada aluno.
A _____________ (4) é especialmente útil para atividades externas, como excursões, nas quais
informações virtuais podem ser integradas, fornecendo um suporte visual e informativo,
enriquecendo as aulas práticas.
a) (1) Realidade Aumentada, (2) Realidade Virtual, (3) Inteligência Artificial, (4) Simulações
Digitais.
b) (1) Realidade Virtual, (2) Realidade Aumentada, (3) Inteligência Artificial, (4) Realidade
Aumentada.
c) (1) Realidade Virtual, (2) Inteligência Artificial, (3) Realidade Aumentada, (4) Realidade
Virtual.
d) (1) Realidade Virtual, (2) Realidade Aumentada, (3) Realidade Aumentada, (4) Inteligência
Artificial.
e) (1) Modelagem 3D, (2) Realidade Aumentada, (3) Realidade Virtual, (4) Inteligência Artificial.