A educação infantil, como primeira etapa da educação básica, tem um compromisso com a reflexão sobre a mudança curricular. O fato de ser etapa não obrigatória permite a emergência de organizações curriculares bastante plurais nas suas concepções e práticas. (MEC, 2009, p. 80.) Na educação infantil, o professor tem uma autonomia maior quanto aos conteúdos a serem desenvolvidos no cotidiano da criança. Mas, é necessário que essa autonomia tenha o compromisso com o desenvolvimento da trajetória escolar da criança enquanto seu desenvolvimento integral. Dessa forma, em relação ao conteúdo que deverá ser trabalhado na educação infantil, assinale a afirmativa correta.
✂️ a) Os conteúdos da educação infantil devem seguir um currículo previamente estabelecido, mesmo que não interaja com o cotidiano da criança. ✂️ b) Devem ser selecionados aleatoriamente no momento do planejamento, visto que as crianças não possuem conhecimento do mundo. ✂️ c) Mesmo que a criança não tenha uma organização disciplinar, o professor deve planejar conforme esses conteúdos, visto que está preparando para o ensino fundamental. ✂️ d) Devem ser intencionalmente selecionados, tendo como referência a aprendizagem das práticas sociais da cultura burguesa, oportunizando seu desenvolvimento integral.