O setor de logística de uma rede de hospitais está enfrentando problemas com a eficiência das rotas de entrega de
produtos críticos às atividades de ponta, o que resulta em
atrasos e aumento de custos. Para auxiliar na resolução
desses problemas, decidiu-se aplicar princípios do pensamento computacional.
Nesse contexto, a seguinte abordagem demonstra a aplicação desses princípios:
✂️ a) aumentar o número de veículos disponíveis e de entregadores para reduzir o tempo de entrega, mantendo as tradicionais rotas, com vistas à não oneração
adicional de custos fixos com pedágios. ✂️ b) confiar na experiência e no poder de negociação
política dos gerentes de logística para identificar os
problemas e propor soluções que vislumbrarão, por
insights, saídas para as situações de gargalo. ✂️ c) decompor o problema, identificando cada etapa do
processo de entrega, analisar os dados das rotas atuais para identificar padrões de ineficiência e desenvolver uma solução para otimizar as rotas de entrega. ✂️ d) realizar uma reunião com todos os motoristas para
discutir possíveis melhorias nos processos de revisão
mecânica dos veículos de entrega utilizados. ✂️ e) solicitar que cada motorista encontre sua própria solução para melhorar a rota, com base nos relatórios
de tráfego dos aplicativos mais utilizados para essa
finalidade.