Os jogos cooperativos têm suas raízes nos primórdios da história, quando membros das sociedades tribais se congregavam para festejar a existência coletiva. Eles simbolizam o surgimento de atividades recreativas que promovem a cooperação, evitando qualquer forma de violência, seja ela física ou psicológica.
Adaptado de CORREIA, M.M. Trabalhando com jogos cooperativos: em busca de novos paradigmas na educação física. 1. ed. Campinas, SP: Papirus, 2022.
Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O “jogo das cadeiras cooperativas” (que funciona como a tradicional e conhecida “dança das cadeiras”, só que com as cadeiras são retiradas, mas as pessoas continuam no jogo) é considerado um jogo cooperativo sem perdedores.
PORQUE
II. Na modalidade cooperativa da “dança das cadeiras” todos jogam juntos e vão sendo obrigados a dividir o espaço das cadeiras restantes, até que reste apenas uma.
Assinale a alternativa CORRETA:
✂️ a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. ✂️ b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é um justificativa correta da I. ✂️ c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. ✂️ d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. ✂️ e) As asserções I e II são proposições falsas.