Leia o texto a seguir.
  Funções das gerações novas.  In: PEREIRA, Luiz;
FORACCHI, Marialice (orgs.). Educação e Sociedade. São Paulo: Nacional,
1976, p. 95.  
  ✂️         a) síntese da concepção durkheimiana, segundo a qual a
juventude é sempre conservadora, devido ao fato de os
jovens serem seres sociais socializados para reproduzir
a sociedade existente, com a concepção biologizante,
que considera a juventude “rebelde por natureza”, cuja
explicação se encontraria na fase biológica da
passagem da adolescência para a vida adulta.      ✂️         b) inserção dos jovens na sociedade sob forma marginal e
sem possuir interesses comprometidos, o que permite a
muitos se tornarem reformistas ou revolucionários, mas
tão logo constituam família e encontrem emprego
definitivo, se tornam defensores do status quo, o que
não ocorre com todos os jovens, já que muitos deles
estarão submetidos a controle e manipulação por
outros.      ✂️         c) concepção marxista, que considera que a socialização
e a escola levam a juventude para o conservadorismo,
já que é essa a função da família e da escola, mas que
sua rebeldia de origem biológica a vincula com o novo,
a esperança, a ousadia, o inconformismo, o que a torna
tendente a se aliar aos movimentos sociais e partidos
políticos de orientação progressista ou organizações
revolucionárias.      ✂️         d) contradição entre os desejos mais íntimos e vontade de
liberdade que se manifesta nesse período de
descobertas e novas experiências e a necessidade de
autoconservação e vínculo afetivo e familiar, o que torna
os jovens dúbios, indecisos, com dificuldade em assumir
uma posição política ou cultural fixa, processo que se
intensificou a partir da ascensão do movimento hippie.