Leia o texto a seguir.
À primeira vista é difícil perceber nas receitas qual é a parte
mágica (que mais respeitosamente deveremos chamar de axé,
poder), e quais as virtudes testáveis experimentalmente dessas
plantas. Devemos ter em mente que, na língua iorubá,
frequentemente existe uma relação direta entre os nomes das
plantas e suas qualidades, e seria importante saber se
receberam tais nomes devido às suas virtudes ou se devido a
seus nomes determinadas características foram a elas
atribuídas, como um tipo de jogo de palavras (ou, mais
respeitosamente, p/o). Essas encantações-jogos de palavras
têm uma grande importância nestas civilizações. Sendo
pronunciadas em orações solenes, podem ser consideradas
como definições e com frequência são as bases sobre as quais
o raciocínio é construído. Servem também como conclusão e
prova final nas histórias transmitidas de geração a geração
pelos babalaôs, e expressam ao mesmo tempo o ponto de vista
da cultura iorubá e o senso comum de seu povo.
VERGER, Pierre. Ewé o uso das plantas na sociedade Iorubá. São Paulo,
Companhia das Letras, 1995, p. 24. [Adaptado]. Tal sistema de designação da língua iorubá demonstra qual
característica daquela civilização?
✂️ a) A descontinuidade designativa. ✂️ b) A noção primitiva de natureza. ✂️ c) A conduta objetivista. ✂️ d) A tradição oral.