Durante uma auditoria operacional conduzida pelo tribunal de contas de um estado, foi identificado um projeto público de reforma e ampliação de uma pequena escola em uma comunidade de baixa renda. O valor total do projeto é muito baixo, no contexto do orçamento da capital do estado, e ele tem uma importância significativa para a comunidade local, pois a escola está superlotada e muitas crianças da região, sem conseguir matrícula nessa escola, precisam percorrer longas distâncias para estudar em outros bairros.
De acordo com o disposto pela NBASP para auditoria operacional, a materialidade, na situação hipotética apresentada, deve
✂️ a) considerar, principalmente, o valor dos ativos envolvidos, em vez dos passivos. ✂️ b) focar apenas na conformidade com leis e regulamentos, independentemente da relevância social ou política inerente à escola. ✂️ c) ser exclusivamente baseada em valores financeiros ou numéricos dos itens contábeis ✂️ d) focar até mesmo em questões sem valor financeiro direto, como o contexto social da escola. ✂️ e) ser determinada apenas pelo impacto financeiro imediato e direto das atividades auditadas, ignorando-se o contexto social do projeto.