Pensar uma práxis pedagógica mediada pelas tecnologias com um viés interdisciplinar e transversal se configura como uma interessante possibilidade para a prática pedagógica nas aulas de educação física. A utilização das tecnologias educacionais pode servir como referência para se (re)pensar o processo de ensino e aprendizagem com foco na promoção e na democratização dos saberes presentes no universo da cultura corporal.
(Faria e Gomes, 2020. Adaptado.)
Sobre o processo de construção das práticas pedagógicas mediadas pelas tecnologias digitais nas aulas de educação física, assinale a afirmativa INCORRETA.
✂️ a) Abordar e incorporar no dia a dia da educação física temas como: interdisciplinaridade, transversalidade e tecnologia poderão possibilitar uma vivência mais simplista e pragmática sobre os temas da cultura corporal. ✂️ b) O professor, em especial na educação física, utilizando-se das tecnologias digitais, poderá estimular discussões interdisciplinares e transversais de forma crítica, significativa e reflexiva sobre temáticas do interesse local e até assuntos globalizados. ✂️ c) A utilização de diferentes aplicativos e das redes sociais poderá facilitar vivência e discussão de diferentes práticas da cultura corporal que, por hora, realmente são difíceis de serem desenvolvidas, seja pela falta de espaço ou pela falta de material. ✂️ d) Ao relacionar as diferentes possibilidades da cibercultura e das tecnologias educacionais, o professor de educação física abre espaço para problematizar, interpretar, relacionar, compreender com seus alunos as amplas manifestações da cultura corporal, possibilitando a compreensão dos sentidos e significados impregnados nas práticas corporais, tanto nas experimentações quanto pelas pesquisas e viagens pelos ambientes virtuais.