A tecnologia traz hoje a integração de todos os espaços e tempos. O ensinar e aprender acontece numa interligação simbiótica,
profunda, constante entre o mundo físico e o mundo digital. Não são dois mundos ou espaços, mas um espaço estendido,
uma sala de aula ampliada, que se mescla, hibridiza constantemente. A mescla entre sala de aula e ambientes virtuais é
fundamental para abrir a escola para o mundo e para trazer o mundo para dentro da escola.
As metodologias ativas são pontos de partida para evoluir para processos mais avançados de reflexão, pois
✂️ a) atuam aplicando avaliações e provas de tempo em tempo, na intenção de analisar o quanto de informação os alunos conseguiram memorizar e evoluir cognitivamente. ✂️ b) centram-se em aprender ativamente com problemas, desafios relevantes, jogos, atividades e leituras, combinando tempos individuais e tempos coletivos. ✂️ c) canalizam no professor a responsabilidade de dominar uma área do ensino científico, transmitindo seus conhecimentos por meio de aulas expositivas tecnológicas, jogos educacionais e do uso da oratória. ✂️ d) enfatizam a importância da educação bancária, habitual, com foco na aprendizagem do aluno, envolvendo‑o, motivando‑o e dialogando com ele.