O percurso histórico da Educação Física
escolar brasileira teve seu início no ano de
1851, quando foi incluída como matéria no
currículo escolar. Através da Reforma Couto
Ferraz, a ginástica passou a ser disciplina
obrigatória no ensino primário e a dança e a
ginástica, no ensino secundário. Em 1920, os
estados da federação iniciaram as reformas
educacionais dentro da Educação Física e
usaram o nome de ginástica para essa prática.
Desde então as reformas pedagógicas e
metodológicas da Educação Física vêm
sofrendo grande evolução ao longo dos anos.
Assim, surgem as Abordagens Pedagógicas
da Educação Física Escolar. Dessa forma,
assinale a alternativa que aponta
correntemente as características da
abordagem Pedagógica da Psicomotricidade:
✂️ a) O envolvimento da Educação Física
baseado na Abordagem da Psicomotricidade se
preocupa apenas com o desenvolvimento da
criança na primeira infância, com o ato de
aprender, com os processos cognitivos, afetivos e
psicomotores, buscando garantir uma formação
integral da criança nesta fase da vida. A
abordagem da Psicomotricidade busca desatrelar
a atenção do professor a aspectos desportivos,
valorizando o processo de aprendizagem e não
mais a execução de um gesto técnico isolado. ✂️ b) O envolvimento da Educação Física
baseado na Abordagem da Psicomotricidade é
com o desenvolvimento da criança
exclusivamente associado aos processos
cognitivos da aprendizagem, com o ato de
aprender, com os processos mentais, buscando
garantir uma formação apenas intelectual da
criança. A abordagem da Psicomotricidade busca
desatrelar a atenção do professor a aspectos
motores, valorizando o processo de
aprendizagem apenas mental. ✂️ c) O envolvimento da Educação Física
baseado na Abordagem da Psicomotricidade é
com o desenvolvimento da criança, com o ato de
aprender exclusivamente através dos processos
motores, buscando garantir uma formação da
coordenação motora da criança. A abordagem da
Psicomotricidade busca desatrelar a atenção do
professor a aspectos cognitivos, valorizando o
processo de aprendizagem motora. ✂️ d) O envolvimento da Educação Física
baseado na Abordagem da Psicomotricidade é
com o desenvolvimento da criança, com o ato de
aprender, com os processos cognitivos, afetivos e
psicomotores, buscando garantir uma formação
integral da criança. A abordagem da
Psicomotricidade busca desatrelar a atenção do
professor a aspectos desportivos, valorizando oprocesso de aprendizagem e não mais a
execução de um gesto técnico isolado. ✂️ e) O envolvimento da Educação Física
baseado na Abordagem da Psicomotricidade é
com o desenvolvimento da criança apenas com o
ato de aprender exclusivamente com os
processos psicológicos e de coordenação motora
a que são submetido. A abordagem da
Psicomotricidade busca desatrelar a atenção do
professor a aspectos sociais, valorizando o
processo de aprendizagem através da psicologia.