A articulação dos conceitos de infância, brincadeira, ludicidade, desenvolvimento e
aprendizagem é fundamental para entender a construção do conhecimento na educação infantil.
Qual das alternativas abaixo melhor exemplifica essa inter-relação, de acordo com uma referência
atual da pedagogia?
✂️ a) A infância é uma fase em que a aprendizagem ocorre principalmente através de métodos
tradicionais de ensino, enquanto a brincadeira e a ludicidade são secundárias no processo educativo. ✂️ b) O desenvolvimento cognitivo na infância é independente da brincadeira e da ludicidade, pois
essas atividades são vistas como meramente recreativas, sem impacto significativo na
aprendizagem. ✂️ c) A brincadeira e a ludicidade são essenciais na infância, pois promovem um ambiente propício ao
desenvolvimento cognitivo, emocional e social, contribuindo significativamente para a
aprendizagem. ✂️ d) A aprendizagem na infância ocorre de forma mais eficaz quando há uma separação clara entre
atividades lúdicas e atividades de ensino, permitindo uma abordagem mais focada e disciplinada. ✂️ e) A infância é uma fase em que o desenvolvimento emocional é prioritário, e a brincadeira e a
ludicidade não são fatores determinantes para a aprendizagem cognitiva.