Questões Educação Infantil Concepções de Educação Infantil
Conforme os documentos legais, as propostas pedagógicas das instituições de Educação...
Responda: Conforme os documentos legais, as propostas pedagógicas das instituições de Educação Infantil devem incluir condições para garantir a dignidade da criança como pessoa humana e protegê-la contra ...
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Por Sumaia Santana em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: Alternativa A
A alternativa A é o gabarito porque ela está em conformidade com as diretrizes legais e pedagógicas que visam desenvolver um ambiente escolar que reconheça e valorize a diversidade cultural e a promoção da igualdade e respeito desde a infância, conforme estabelece a Lei nº10.639/2003.
> Valorização e Reconhecimento: Promover a valorização e o reconhecimento das culturas africanas e afro-brasileiras nas instituições de Educação Infantil significa incluir essas culturas como parte integral do currículo e das atividades pedagógicas. Isso ajuda a construir uma sociedade mais inclusiva e respeitosa, onde todas as crianças, independentemente de sua origem, sentem-se valorizadas e respeitadas.
> Respeito e Interação: O respeito e a interação com essas culturas envolvem apresentar às crianças elementos dessas culturas de maneira positiva e significativa. Isso pode incluir contação de histórias, música, dança, jogos, e outras práticas culturais que envolvam as crianças e lhes permitam aprender de maneira interativa e divertida.
> Combate ao Racismo e à Discriminação: O combate ao racismo e à discriminação desde a Educação Infantil é crucial, pois é nessa fase que muitas crenças e atitudes começam a se formar. Ensinar às crianças sobre a importância do respeito e da igualdade, e ajudá-las a reconhecer e enfrentar o racismo e a discriminação, contribui para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária.
A alternativa A é o gabarito porque ela está em conformidade com as diretrizes legais e pedagógicas que visam desenvolver um ambiente escolar que reconheça e valorize a diversidade cultural e a promoção da igualdade e respeito desde a infância, conforme estabelece a Lei nº10.639/2003.
> Valorização e Reconhecimento: Promover a valorização e o reconhecimento das culturas africanas e afro-brasileiras nas instituições de Educação Infantil significa incluir essas culturas como parte integral do currículo e das atividades pedagógicas. Isso ajuda a construir uma sociedade mais inclusiva e respeitosa, onde todas as crianças, independentemente de sua origem, sentem-se valorizadas e respeitadas.
> Respeito e Interação: O respeito e a interação com essas culturas envolvem apresentar às crianças elementos dessas culturas de maneira positiva e significativa. Isso pode incluir contação de histórias, música, dança, jogos, e outras práticas culturais que envolvam as crianças e lhes permitam aprender de maneira interativa e divertida.
> Combate ao Racismo e à Discriminação: O combate ao racismo e à discriminação desde a Educação Infantil é crucial, pois é nessa fase que muitas crenças e atitudes começam a se formar. Ensinar às crianças sobre a importância do respeito e da igualdade, e ajudá-las a reconhecer e enfrentar o racismo e a discriminação, contribui para a formação de uma sociedade mais justa e igualitária.
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