Questões Direito Penal Estupro

Yuri foi denunciado pela suposta prática de crime de estupro qualificado em razão ...

Responda: Yuri foi denunciado pela suposta prática de crime de estupro qualificado em razão da idade da vítima, porque teria praticado conjunção carnal contra a vontade de Luana, de 15 anos, mediante em...


Q926108 | Direito Penal, Estupro, Advogado OAB, OAB, FGV, 2020

Yuri foi denunciado pela suposta prática de crime de estupro qualificado em razão da idade da vítima, porque teria praticado conjunção carnal contra a vontade de Luana, de 15 anos, mediante emprego de grave ameaça. No curso da instrução, Luana mudou sua versão e afirmou que, na realidade, havia consentido na prática do ato sexual, sendo a informação confirmada por Yuri em seu interrogatório.
Considerando apenas as informações expostas, no momento de apresentar alegações finais, a defesa técnica de Yuri deverá pugnar por sua absolvição, sob o fundamento de que o consentimento da suposta ofendida, na hipótese, funciona como

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)

Neste caso, o consentimento da vítima é um elemento relevante que pode levar à atipicidade da conduta, ou seja, à inexistência de crime. Quando a vítima consente livremente na prática do ato sexual, mesmo que inicialmente tenha havido alegação de estupro, a conduta deixa de ser considerada criminosa, pois não há a violação da liberdade sexual da vítima.

No ordenamento jurídico brasileiro, o consentimento da vítima pode ser considerado como uma causa de exclusão da tipicidade da conduta, ou seja, o fato deixa de ser considerado crime. Essa previsão está de acordo com o artigo 215 do Código Penal, que dispõe sobre o crime de estupro e suas formas qualificadas.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.