Questões Ciências Humanas e suas Tecnologias

O alfaiate pardo João de Deus, que, na altura em que foi preso, não tinha mais do qu...

Responda: O alfaiate pardo João de Deus, que, na altura em que foi preso, não tinha mais do que 80 réis e oito filhos, declarava que "Todos os brasileiros se fizessem franceses, para viverem em igualdade ...


1Q929747 | Ciências Humanas e suas Tecnologias, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

O alfaiate pardo João de Deus, que, na altura em que foi preso, não tinha mais do que 80 réis e oito filhos, declarava que "Todos os brasileiros se fizessem franceses, para viverem em igualdade e abundância".
MAXWELL, K. Condicionalismos da independência do Brasil. SILVA, M. N. (Org.)
O império luso–brasileiro, 1750–1822. Lisboa: Estampa, 1986. O texto faz referência à Conjuração Baiana. No contexto da crise do sistema colonial, esse movimento se diferenciou dos demais movimentos libertários ocorridos no Brasil por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Marcos de Castro
Por Marcos de Castro em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: e)

A Conjuração Baiana, também conhecida como Revolta dos Alfaiates, foi um movimento separatista ocorrido em 1798 na Bahia, que tinha como objetivo principal a independência da região e a instauração de um governo democrático que garantisse a participação política das camadas populares.

Diferentemente de outros movimentos libertários ocorridos no Brasil, a Conjuração Baiana se destacou por sua influência do ideário da Revolução Francesa, defendendo princípios como liberdade, igualdade e fraternidade. Os participantes desse movimento buscavam uma maior participação política das camadas populares e a igualdade de direitos, ideais que foram inspirados pela Revolução Francesa.

Portanto, a alternativa correta é a letra e), que destaca a defesa de um governo democrático que garantisse a participação política das camadas populares, influenciado pelo ideário da Revolução Francesa.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.