TEXTO I Não é sem razão que o ser humano procura de boa vontade juntar–se em sociedade com outros que estão já unidos, ou pretendem unir–se, para a mútua conservação da vida, da liberdade e dos bens a que chamo de propriedade. LOCKE, J. Segundo tratado sobre governo: ensaio relativo à verdadeira origem, extensão e objetivo do governo civil. São Paulo: Abril Cultural, 1978 (adaptado). TEXTO II Para que essas classes com interesses econômicos em conflitos não destruam a si mesmas e à sociedade numa luta estéril, surge a necessidade de um poder que, na aparência, esteja acima da sociedade, que atenue o conflito, mantenha–o dentro dos limites da ordem. ENGELS, F. In: GALLINO, L. Dicionário de sociologia. São Paulo: Paulus, 2005 (adaptado). Os textos expressam duas visões sobre a forma como os indivíduos se organizam socialmente. Tais visões apontam, respectivamente, para as concepções:
✂️ a) Liberal, em defesa da liberdade e da propriedade privada — Conflituosa, exemplificada pela luta de classes. ✂️ b) Heterogênea, favorável à propriedade privada — Consensual, sob o controle de classes com interesses comuns. ✂️ c) Igualitária, baseada na filantropia — Complementar, com objetivos comuns unindo classes antagônicas. ✂️ d) Compulsória, na qual as pessoas possuem papéis que se complementam — Individualista, na qual as pessoas lutam por seus interesses. ✂️ e) Libertária, em defesa da razão humana — Contraditória, na qual vigora o estado de natureza.