Texto I Há já algum tempo eu me apercebi de que, desde meus primeiros anos, recebera muitas falsas opiniões como verdadeiras, e de que aquilo que depois eu fundei em princípios tão mal assegurados não podia ser senão mui duvidoso e incerto. Era necessário tentar seriamente, uma vez em minha vida, desfazer-me de todas as opiniões a que até então dera crédito, e começar tudo novamente a fim de estabelecer um saber firme e inabalável. DESCARTES, R. Meditações concernentes à Primeira Filosofia. São Paulo: Abril Cultural, 1973 (adaptado).Texto II É o caráter radical do que se procura que exige a radicalização do próprio processo de busca. Se todo o espaço for ocupado pela dúvida, qualquer certeza que aparecer a partir daí terá sido de alguma forma gerada pela própria dúvida, e não será seguramente nenhuma daquelas que foram anteriormente varridas por essa mesma dúvid(A) SILVA, F. L. Descartes : a metafísica da modernidade. São Paulo; Moderna, 2001 (adaptado). A exposição e a análise do projeto cartesiano indicam que, para viabilizar a reconstrução radical do conhecimento, deve-se
✂️ a) retomar o método da tradição para edificar a ciência com legitimidade. ✂️ b) questionar de forma ampla e profunda as antigas idéias e concepções. ✂️ c) investigar os conteúdos da consciência dos homens menos esclarecidos. ✂️ d) buscar uma via para eliminar da memória saberes antigos e ultrapassados. ✂️ e) encontrar idéias e pensamentos evidentes que dispensam ser questionados.