Questões Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Durante uma faxina, a mãe pediu que o filho a ajudasse, deslocando um móvel para mud...
Responda: Durante uma faxina, a mãe pediu que o filho a ajudasse, deslocando um móvel para mudá–lo de lugar. Para escapar da tarefa, o filho disse ter aprendido na escola que não poderia puxar o móvel...
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Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: e) A mãe pode explicar que o erro do filho está na interpretação da Terceira Lei de Newton, que afirma que para toda ação há uma reação igual e contrária, mas essas forças atuam em corpos diferentes, nunca no mesmo corpo.
No caso, a força que o garoto exerce sobre o móvel é a ação, e a força que o móvel exerce sobre o garoto é a reação. Como essas forças agem em corpos distintos, elas não se anulam entre si, permitindo que o móvel seja colocado em movimento.
Portanto, a força que o garoto exerce pode causar a aceleração do móvel, desde que a força resultante sobre o móvel não seja nula, ou seja, que supere forças de atrito ou outras resistências.
As outras alternativas estão incorretas porque: a) apenas define a força de ação, mas não explica o erro; b) a força resultante sobre o móvel não é sempre nula, pois ele pode se mover; c) as forças do chão sobre o garoto não se anulam necessariamente; d) a força de ação não é maior que a de reação, elas são iguais em módulo.
Assim, a mãe pode corrigir o filho dizendo que o par ação-reação não atua no mesmo corpo, o que permite que ele consiga mover o móvel.
No caso, a força que o garoto exerce sobre o móvel é a ação, e a força que o móvel exerce sobre o garoto é a reação. Como essas forças agem em corpos distintos, elas não se anulam entre si, permitindo que o móvel seja colocado em movimento.
Portanto, a força que o garoto exerce pode causar a aceleração do móvel, desde que a força resultante sobre o móvel não seja nula, ou seja, que supere forças de atrito ou outras resistências.
As outras alternativas estão incorretas porque: a) apenas define a força de ação, mas não explica o erro; b) a força resultante sobre o móvel não é sempre nula, pois ele pode se mover; c) as forças do chão sobre o garoto não se anulam necessariamente; d) a força de ação não é maior que a de reação, elas são iguais em módulo.
Assim, a mãe pode corrigir o filho dizendo que o par ação-reação não atua no mesmo corpo, o que permite que ele consiga mover o móvel.
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