As modificações naturais e artificiais na cobertura vegetal das bacias hidrográficas influenciam o seu comportamento hidrológico. A alteração da superfície da bacia tem impactos significativos sobre o escoamento. Esse impacto normalmente é caracterizado quanto ao efeito que provoca no comportamento das enchentes, nas vazões mínimas e na vazão média.
TUCCI, C.E.M.; CLARKE, R.T. Impacto das mudanças da cobertura vegetal no escoamento: erosão. Revista Brasileira de Recursos Hídricos. V. 2, n°. 1 jan./jun. 1997 (fragmento).
Ao analisar três rios com coberturas vegetais distintas ? agrícola, floresta regenerada e floresta natural ? de uma mesma bacia hidrográfica, após uma mesma precipitação, conclui-se que a vegetação é fundamental no comportamento da vazão dos rios, uma vez que a
✂️ a) cobertura mais densa no ambiente agrícola proporciona o menor pico de vazão. ✂️ b) cobertura mais espaçada na floresta natural ocasiona o maior pico de vazão. ✂️ c) floresta regenerada, por possuir mais densidade de biomassa, possui o menor pico de vazão. ✂️ d) vegetação agrícola proporciona o mais demorado e o segundo maior pico de vazão. ✂️ e) vegetação de floresta natural possui o menor pico de vazão.