Questões Geografia

O Canal do Panamá é uma obra de engenharia das mais grandiosas. Tem 77 quilômetros de e...

Responda: O Canal do Panamá é uma obra de engenharia das mais grandiosas. Tem 77 quilômetros de extensão e liga o oceano Atlântico ao Pacífico. Suas eclusas, que são uma espécie de elevador, levantam as emba...


1Q931440 | Geografia, Vestibular UERJ, UERJ, UERJ

O Canal do Panamá é uma obra de engenharia das mais grandiosas. Tem 77 quilômetros de extensão e liga o oceano Atlântico ao Pacífico. Suas eclusas, que são uma espécie de elevador, levantam as embarcações até o lago Gatún, de onde se pode ir para um ou outro lado do continente. A construção dessa passagem que encurtaria as viagens, evitando as rotas mortíferas que passavam pelo cabo Horn ou pelo estreito de Magalhães, começou em 1881, mas os trabalhadores morriam como moscas por conta das febres tropicais, houve problemas de engenharia, e o projeto foi abandonado. Os Estados Unidos resolveram retomar o trabalho em 1904 e em dez anos terminaram as obras. O Canal foi inaugurado em 15 de agosto de 1914. 
                                                                      Adaptado de sindprevs-sc.org.br.
Passados mais de cem anos, o Canal do Panamá ainda impressiona os que observam seu funcionamento.
No contexto de sua inauguração, essa obra possuía o seguinte caráter estratégico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: d) A construção do Canal do Panamá, inaugurado em 1914, teve um caráter estratégico voltado para a integração capitalista do comércio internacional.

O canal permitiu a redução significativa do tempo e da distância das rotas marítimas entre o Atlântico e o Pacífico, facilitando o comércio global e a circulação de mercadorias entre continentes.

Essa obra não visava diretamente o desenvolvimento da indústria naval (alternativa a), embora tenha impactado o transporte marítimo, nem representava um monopólio das vias mundiais de transporte (alternativa c), pois outras rotas continuaram em uso.

Também não se pode afirmar que o canal tenha sido um fator direto da globalização das economias nacionais (alternativa b), pois a globalização é um processo mais amplo e complexo, embora o canal tenha contribuído para isso.

Portanto, o canal foi uma peça fundamental na integração capitalista do comércio internacional, facilitando o fluxo de capitais e mercadorias em escala global, o que justifica a alternativa d como correta.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.