Os neologismos que aparecem nas opções abaixo foram extraídos de obras de Gui...

Os neologismos que aparecem nas opções abaixo foram extraídos de obras de Guimarães Rosa (GR) e James Joyce (JJ). Assinale a opção em que os processos (i) e (ii) estão presentes:


📖 Texto associado
O brasileiro João Guimarães Rosa e o irlandês James Joyce são autores reverenciados pela inventividade de sua linguagem literária, em que abundam neologismos. Muitas vezes, por essa razão, Guimarães Rosa e Joyce são citados como exemplos de autores "praticamente intraduzíveis". Mesmo sem ter lido os autores, é possível identificar alguns dos seus neologismos, pois são baseados em processos de formação de palavras comuns ao português e ao inglês. Entre os recursos comuns aos neologismos de Guimarães Rosa e de James Joyce, estão: 
I. Onomatopeia (formação de uma palavra a partir de uma reprodução aproximada de um som natural, utilizandose os recursos da língua); e 
II. Derivação (formação de novas palavras pelo acréscimo de prefixos ou sufixos a palavras já existentes na língua).
Os neologismos que aparecem nas opções abaixo foram extraídos de obras de Guimarães Rosa (GR) e James Joyce (JJ). Assinale a opção em que os processos (i) e (ii) estão presentes:

🚀 Desbloqueie a explicação completa

Veja comentários detalhados e resoluções exclusivas para entender o gabarito desta questão.

  • Letícia Cunha
    Letícia Cunha
    31/12/1969 • 21:00
    Gabarito: d)

    Nesta questão, é necessário identificar os processos de formação de neologismos presentes nas palavras extraídas das obras de Guimarães Rosa e James Joyce.

    O neologismo 'tattarrattat', de James Joyce, é um exemplo clássico de onomatopeia e palíndromo, ou seja, uma palavra que se lê da mesma forma de trás para frente, mostrando um processo de criação que envolve repetição e simetria sonora.

    Já o neologismo 'inesquecer-se', de Guimarães Rosa, é formado pelo processo de prefixação e sufixação, criando uma palavra que sugere o sentido de esquecer-se de forma intensificada ou modificada, característica do estilo inovador do autor.

    As outras opções apresentam neologismos que não combinam os processos indicados ou que não são correspondentes aos autores mencionados, como 'quinculinculim' e 'rtststr', que são mais complexos e não se encaixam nos processos (i) e (ii) indicados na questão.

    Portanto, a alternativa d) é a correta, pois reúne os neologismos com os processos linguísticos solicitados, alinhados com as obras e autores indicados.
🔒
Conteúdo restrito

Cadastre-se para visualizar comentários e resoluções.

Criar conta grátis

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência. Política de Privacidade.