(IFF - 2016 - IFF - Vestibular - Primeiro Semestre - Adaptado)
Leia o texto:
“A tentativa de transformar Tiradentes em herói nacional, adequado a todos os gostos, não eliminou totalmente a ambiguidade do símbolo. O governo republicano tentou dele se apropriar, declarando o 21 de abril feriado nacional e, em 1926, construindo a estátua em frente ao prédio da Câmara. Os governos militares recentes foram mais longe. [Uma] lei de 1965 declarou Tiradentes patrono cívico da nação brasileira e mandou colocar retratos seus em todas as repartições públicas. Durante o Estado Novo foram representadas peças de teatro, com apoio oficial, exaltando a figura do herói”
CARVALHO, José Murilo de. A Formação das Almas: O imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1991. p. 71.
Assinale a alternativa que justifica corretamente a utilização da figura de Tiradentes como herói nacional.
✂️ a) Tiradentes foi o líder do movimento anticolonial denominado Inconfidência Mineira, ocorrido em 1789, de caráter republicano, que contou com significativa participação popular, cujo objetivo foi a independência do Brasil em relação ao domínio português. ✂️ b) A figura de Tiradentes como herói nacional foi completamente esquecida após a proclamação da República devido ao radicalismo laico do republicanismo brasileiro, sendo retomada somente a partir do Estado Novo, na Era Vargas. ✂️ c) Diante da dificuldade em encontrar um nome entre os militares ou republicanos históricos para a construção de uma figura mítica que incorporasse os valores da República implantada em 1889, optou-se pela figura de Tiradentes, um mártir republicano, que cem anos antes defendera a independência de Minas Gerais, e por isso fora condenado à forca pela mesma família real que governou o Brasil até aquele momento. ✂️ d) A partir da Era Vargas, com a reaproximação entre a igreja católica e o Estado, as representações em torno da figura de Tiradentes passaram a trazer um caráter religioso, aludindo o martírio do alferes ao calvário de Jesus Cristo, relacionando a forca à cruz, e destacando características físicas comuns aos dois personagens, como os cabelos compridos e a barba. ✂️ e) Durante a ditadura civil-militar, a partir de 1964, a figura de Tiradentes voltou a ser retratada de forma cívica, como nos anos iniciais da República. Ao invés do caráter místico construído a partir da Era Vargas, próximo à imagem de Jesus Cristo, o herói passou a ser representado em trajes militares.