(FCM MG/2017 - adaptado) Resultados do Atlas da Violência 2016 mostram que o Brasil tem o maior número absoluto de homicídios no mundo. Uma em cada dez vítimas de violência letal reside no Brasil. As informações mais recentes são de 2014, ano em que o país bateu seu recorde histórico de homicídios – 59.627 registros – o que equivale a uma taxa de homicídios de 29,1 (a taxa é calculada por 100 mil habitantes). O índice é considerado epidêmico pela Organização das Nações Unidas (ONU). Além de outras consequências, tal tragédia traz implicações na saúde, na dinâmica demográfica e, por conseguinte, no processo de desenvolvimento econômico e social.
Com relação a essa gravíssima constatação e ao problema da violência na sociedade brasileira, é correto afirmar, EXCETO:
✂️ a) A letalidade policial é uma das fontes de mortes violentas e o controle do uso da força deveria ser a essência de qualquer Estado que se pretenda democrático e de direito, mas no Brasil esse ainda é um tema cercado de tensões. ✂️ b) A questão das armas de fogo é apenas um dos muitos elementos que concorrem para condicionar o crime e, em particular, os homicídios, mas o desarmamento da população é o fator que mais propicia o aumento da violência. ✂️ c) As chances de um indivíduo com até sete anos de estudo sofrer homicídio no Brasil são muitas vezes maiores do que as de alguém que ingressou no ensino superior, o que demonstra que a educação é um verdadeiro escudo contra os homicídios. ✂️ d) A violência é um fenômeno social complexo, influenciado pelas desigualdades econômicas e sociais estruturais, pela criminalidade associada ao tráfico de drogas, a existência de grupos de extermínio e pelas práticas repressivas em detrimento das ações preventivas e de investigação. ✂️ e) somente A e B