Questões Artes História da Fotografia

“Transformada em propaganda, a fotografia começa a ser usada nas reportagens militar...

Responda: “Transformada em propaganda, a fotografia começa a ser usada nas reportagens militares. A crença de sua fidelidade é tão grande que Mathew Brandy chega a afirmar: ‘A câmera fotográfica é o olho ...


1Q935158 | Artes, História da Fotografia, ENEM

“Transformada em propaganda, a fotografia começa a ser usada nas reportagens militares. A crença de sua fidelidade é tão grande que Mathew Brandy chega a afirmar: ‘A câmera fotográfica é o olho da história’. Mas a questão é bem mais complexa, como comprova a análise da documentação da guerra da Criméia realizada por Roger Fenton em 1855”. (Fabris, 2008)

Assinale a alternativa que corresponde à repercussão da primeira fotografia publicada de uma guerra, segundo comenta Annateresa Fabris. Essa fotografia provocou nos historiadores:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Rodrigo Ferreira
Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) A questão aborda a repercussão da primeira fotografia publicada de uma guerra, especificamente a guerra da Crimeia em 1855, conforme análise de Annateresa Fabris.

A fotografia, inicialmente vista como um registro fiel e objetivo da realidade, gerou uma crença na sua veracidade absoluta, como exemplificado pela frase de Mathew Brandy: 'A câmera fotográfica é o olho da história'. No entanto, a análise crítica posterior, como a feita por Fabris, mostra que essa visão é simplista.

Os historiadores passaram a questionar a veracidade das informações apresentadas pela fotografia, pois a imagem pode ser manipulada, selecionada ou interpretada de diferentes formas, o que compromete a ideia de uma representação neutra e fiel dos fatos.

Portanto, a repercussão principal foi a dúvida sobre a veracidade das informações que a fotografia apresenta, o que corresponde à alternativa b).
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.