Esaú e Jacó Bárbara entrou, enquanto o pai pegou da viola epassou o patamar de pedra, à porta da esquerda. Era uma criaturinha leve e breve, saia bordada, chinelinha no pé. Não se lhe podia negar um corpo airoso. Os cabelos, apanhados no alto da cabeça por um pedaço de fita enxovalhada, faziam-lhe um solidéu natural, cuja borla era suprida por um raminho de arruda. Já vai nisto um pouco de sacerdotisa. O mistério estava nos olhos. Estes eram opacos, não sempre nem tanto que não fossem também lúcidos e agudos, e neste último estado eram igualmente compridos; tão compridos e tão agudos que entravam pela gente abaixo, revolviam o coração e tornavam cá fora, prontos para nova entrada e outro revolvimento. Não te minto dizendo que as duas sentiram tal ou qual fascinação. Bárbara interrogou-as; Natividade disse ao que vinha e entregou-lhe os retratos dos filhos e os cabelos cortados, por lhe haverem dito que bastava. — Basta, confirmou Bárbara. Os meninos são seus filhos? — São. ASSIS, M, Obra completa , Rio de Janeiro: Nova Aguillar, 1994, No relato da visita de duas mulheres ricas a uma videnteno Morro do Castelo, a ironia — um dos traços mais representativos da narrativa machadiana — consiste no
✂️ a) modo de vestir dos moradores do morro carioca. ✂️ b) senso prático em relação às oportunidades de renda. ✂️ c) mistério que cerca as clientes de práticas devidência. ✂️ d) misto de singeleza e astúcia dos gestos dapersonagem. ✂️ e) interesse do narrador pelas figuras femininasambíguas.