Um experimento denominado FunFit foi desenvolvido com o objetivo de fazer com que os membros de uma comunidade local se tornassem mais ativos fisicamente. Todos os participantes do estudo foram vinculados a dois outros membros da comunidade que receberiam pequenos incentivos em dinheiro para serem estimulados aumentar a sua atividade física, que era medida por acelerômetros nos celulares fornecidos pelo estado. Assim, se a pessoa andasse mais do que o habitual, seus conhecidos receberiam o dinheiro. Os resultados foram assombrosos: o esquema mostrou-se de quatro a oito vezes mais eficaz do que método de oferecer incentivos individuais.
MOROZOV. E. Big Tech : a ascensão dos dados e a morte da política.
São Paulo: Ubu, 2018 (adaptado).
Contrariando a visão prevalente sobre o impacto tecnológico nas relações humanas, o texto revela que os celulares podem desempenhar uma função
a) recreativa, promovendo o lazer em redes integradas.
b) social, estimuladas a reciprocidade por meios digitais.
c) laboral, convertendo o desenvolvedor em usuário final.
d) comercial, direcionado a escolha por produtos industrializados.
e) cognitiva, favorecendo a aprendizagem pelas ferramentas virtuais.