TEXTO I
Como presença consciente no mundo não posso
escapar à responsabilidade ética no meu mover-me no
mundo. Se sou puro produto da determinação genética ou
cultural ou de classe, sou irresponsável pelo que faço no
meu mover-me no mundo e, se careço de responsabilidade,
não posso falar em ética.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários
à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. TEXTO II
Paulo Freire construiu uma pedagogia da esperança.
Na sua concepção, a história não é algo pronto e acabado.
As estruturas de opressão e as desigualdades, apesar
de serem naturalizadas, são sócio e historicamente
construídas. Daí a importância de os educandos tomarem
consciência da sua realidade para, assim, transformá-la.
DEMARCHI, J. L. Paulo Freire . Disponível em: https://diplomatique.org.br.
Acesso em: 6 out. 2021 (adaptado).
Com base no conceito de ética pedagógica presente nos
textos, os educandos tornam-se responsáveis pela
a) participação sociopolítica.
b) definição estético-cultural.
c) competição econômica local.
d) manutenção do sistema escolar.
e) capacitação de mobilidade individual.