Os exergames são instrumentos de interação virtual
que utilizam os movimentos do corpo humano. Têm sido
utilizados por diferentes áreas das ciências da saúde,
como a Medicina, a Fisioterapia e a Educação Física,
para o trabalho terapêutico e o treinamento individualizado
em espaços especializados. Ao combinar os videogames
e a atividade física, eles permitem que a ludicidade e a
fascinação envolvidas nos games sejam aproveitadas para
a prática do exercício físico. Por meio dessa simbiose,
esses jogos surgem como uma nova maneira de colocar em
prática todo o conjunto de habilidades motoras associadas a
jogos, esportes, danças, lutas e ginásticas, proporcionando
uma maior vivência da cultura corporal de movimento.
GONÇALVES, J. K. R.; SANTOS, J. R.; MOTA, P. S. A.
Aproximações entre os exergames e os conteúdos da
Educação Física escolar. SFM , n.1, 2018 (adaptado).
De acordo com esse texto, ao associar a tecnologia dos
videogames à atividade física, os exergames
✂️ a) expandem a interação social entre os jogadores. ✂️ b) intensificam o treinamento para as competições. ✂️ c) ampliam as experiências corporais dos praticantes. ✂️ d) contribuem para a melhoria de procedimentos cirúrgicos. ✂️ e) incorporam os personagens para a compreensão tática
do jogo.