A obra de Túlio Piva poderia ser objeto de estudo nos
bancos escolares, ao lado de Noel, Ataulfo e Lupicínio.
Se o criador optou por permanecer em sua querência
— Santiago, e depois Porto Alegre, a obra alçou voos
mais altos, com passagens na Rússia, Estados Unidos e
Venezuela. Tem que ter mulata , seu samba maior, é coisa
de craque. Um retrato feito de ritmo e poesia, uma ode ao
gênero que amou desde sempre. E o paradoxo: misto de
gaúcho e italiano, nascido na fronteira com a Argentina,
falando de samba, morro e mulata, com categoria. E que
categoria! Uma batida de violão que fez história. O tango
transmudado em samba.
RAMIREZ, H.; PIVA, R. (Org.). Túlio Piva: pra ser samba brasileiro.
Porto Alegre: Programa Petrobras Cultural, 2005 (adaptado).
O texto é um trecho da crítica musical sobre a obra de Túlio Piva. Para enfatizar a qualidade do artista, usou-se
como recurso argumentativo o(a)
✂️ a) contraste entre o local de nascimento e a escolha
pelo gênero samba. ✂️ b) exemplo de temáticas gaúchas abordadas nas letras
de sambas. ✂️ c) alusão a gêneros musicais brasileiros e argentinos. ✂️ d) comparação entre sambistas de diferentes regiões. ✂️ e) aproximação entre a cultura brasileira e a argentina.