Num sistema de freio convencional, as rodas do
carro travam e os pneus derrapam no solo, caso a força
exercida sobre o pedal seja muito intensa. O sistema
ABS evita o travamento das rodas, mantendo a força de
atrito no seu valor estático máximo, sem derrapagem.
O coeficiente de atrito estático da borracha em contato com o concreto vale μe = 1,0 e o coeficiente de atritocinético para o mesmo par de materiais é μc = 0,75. Dois carros, com velocidades iniciais iguais a 108 km/h, iniciam
a frenagem numa estrada perfeitamente horizontal de
concreto no mesmo ponto. O carro 1 tem sistema ABS e
utiliza a força de atrito estática máxima para a frenagem;
já o carro 2 trava as rodas, de maneira que a força de
atrito efetiva é a cinética. Considere g = 10 m/s2
.
As distâncias, medidas a partir do ponto em que iniciam
a frenagem, que os carros 1 (d1 ) e 2 (d2 ) percorrem até
parar são, respectivamente,
✂️ a) d1 = 45m e d2 = 60m. ✂️ b) d1 = 60m e d2 = 45m. ✂️ c) d1
= 90m e d2 = 120m. ✂️ d) d1
= 5,8 x 102 m e d2 = 7,8 x 102
m. ✂️ e) d1
= 7,8 x 102
m e d2 = 5,8 x 102 m.