Após o desmonte da bateria automotiva, é obtida
uma pasta residual de 6 kg, em que 19%, em massa,
é dióxido de chumbo(IV), 60%, sulfato de chumbo(N) e
21%, chumbo metálico. O processo pirometalúrgico é o
mais comum na obtenção do chumbo metálico, porém,
devido à alta concentração de sulfato de chumbo(II),
ocorre grande produção de dióxido de enxofre (SO2 ),
causador de problemas ambientais. Para eliminar a
produção de dióxido de enxofre, utiliza-se o processo
hidrometalúrgico, constituído de três etapas, no qual o
sulfato de chumbo(II) reage com carbonato de sódio a
1,0 mol/L a 45 °C, obtendo-se um sal insolúvel (etapa 1),
que, tratado com ácido nítrico, produz um sal de chumbo
solúvel (etapa 2) e, por eletrólise, obtém-se o chumbo
metálico com alto grau de pureza (etapa 3).
ARAÚJO, R. V. V et al. Reciclagem de chumbo de bateria automotiva : estudo de caso.
Disponível em: www.iqsc.usp.br. Acesso em: 17 abr. 2010 (adaptado).
Considerando a obtenção de chumbo metálico a
partir de sulfato de chumbo(II) na pasta residual, pelo
processo hidrometalúrgico, as etapas 1, 2 e 3 objetivam,
respectivamente,
✂️ a) a lixiviação básica e dessulfuração; a lixiviação ácida
e solubilização; a redução do Pb2+ em Pb0 . ✂️ b) a lixiviação ácida e dessulfuração; a lixiviação básica
e solubilização; a redução do Pb4+ em Pb0 . ✂️ c) a lixiviação básica e dessulfuração; a lixiviação ácida
e solubilização; a redução do Pb0 em Pb2+ ✂️ d) a lixiviação ácida e dessulfuração; a lixiviação básica
e solubilização; a redução do Pb2+ em Pb0 . ✂️ e) a lixiviação básica e dessulfuração; a lixiviação ácida
e solubilização; a redução do Pb4+ em Pb0 .