A orquestra atacou o tema que tantas vezes ouvi na
vitrola de Matilde. Le maxixe!, exclamou o francês [...] e
nos pediu que dançássemos para ele ver. Mas eu só sabia
dançar a valsa, e respondi que ele me honraria tirando
minha mulher. No meio do salão os dois se abraçaram
e assim permaneceram, a se encarar. Súbito ele a girou
em meia-volta, depois recuou o pé esquerdo, enquanto
com o direito Matilde dava um longo passo adiante, e os
dois estacaram mais um tempo, ela arqueada sobre o
corpo dele. Era uma coreografia precisa, e me admirou
que minha mulher conhecesse aqueles passos. O casal
se entendia à perfeição, mas logo distingui o que nele foi
ensinado do que era nela natural. O francês, muito alto,
era um boneco de varas, jogando com uma boneca de
pano. Talvez pelo contraste, ela brilhava entre dezenas
de dançarinos, e notei que todo o cabaré se extasiava
com a sua exibição. Todavia, olhando bem, eram pessoas
vestidas, ornadas, pintadas com deselegância, e foi me
parecendo que também em Matilde, em seus movimentos
de ombros e quadris, havia excesso. A orquestra não dava
pausa, a música era repetitiva, a dança se revelou vulgar,
pela primeira vez julguei meio vulgar a mulher com quem
eu tinha me casado. Depois de meia hora eles voltaram
se abanando, e escorria suor pelo colo de Matilde decote
abaixo. Bravô, eu gritei, bravô, e ainda os estimulei a
dançar o próximo tango, mas Dubosc disse que já era
tarde, e que eu tinha um ar fatigado.
CHICO BUARQUE. Leite derramado . São Paulo: Cia. das Letras, 2009.
Os recursos expressivos de um texto literário fornecem
pistas aos leitores sobre a percepção dos personagens
em relação aos eventos da narrativa. No fragmento,
constitui um aspecto relevante para a compreensão das
intenções do narrador a
✂️ a) inveja disfarçada em relação ao estrangeiro, sugerida
pela descrição de seu talento como dançarino. ✂️ b) demonstração de ciúmes, expressa pela
desqualificação dos participantes da cena narrada. ✂️ c) postura aristocrática, assinalada pela crítica à
orquestra e ao gênero musical executado. ✂️ d) manifestação de desprezo pela dança, indicada pela
crítica ao exibicionismo da mulher. ✂️ e) atitude interesseira, pressuposta no elogio final e no
estímulo à continuação da dança.