O lazer é um fenômeno mundial, fruto da modernidade
e das relações que se estabelecem entre o tempo
de trabalho e o tempo do não trabalho. Os efeitos da
industrialização e da globalização foram percebidos
pela velocidade das mensagens veiculadas pela mídia,
pela explosão das novas tecnologias da informação e
comunicação, pela exacerbação do individualismo e
competitividade, pelas mudanças no contexto social
e também por uma crise nas relações de trabalho. Em
meio a todas essas mudanças, o lazer apresenta-se
como um conjunto de elementos culturais que podem ser
vivenciados no tempo disponível, seja como atividade
prática ou contemplativa.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO. Proposta curricular do estado de Minas Gerais, 6º ao 9º ano .
Disponível em: http://crv.educacao.mg.gov.br. Acesso em: 31 jul. 2012.
Na perspectiva conceitual assumida pelo texto, o lazer
constitui-se por atividades que
✂️ a) auxiliam na conquista de maior produtividade no
âmbito do trabalho. ✂️ b) buscam a melhoria da condição atlética e da alta
performance dos praticantes. ✂️ c) resultam da tensão entre os interesses da mídia e as
necessidades dos empregadores. ✂️ d) favorecem as relações de individualidade e
competitividade entre os praticantes. ✂️ e) são de natureza esportiva, artística ou cultural,
escolhidas pelos indivíduos.