O projeto Global Entrepreneurship Monitor (GEM) tem como objetivo aprofundar, pela realização de pesquisas anuais, a compreensão sobre a atividade empreendedora em diversos países e a influência desta no desenvolvimento econômico e social. O GEM é um marco importante para o empreendedorismo porque permite identificar os fatores críticos que contribuem ou inibem a iniciativa empreendedora em cada país. Além da taxa de empreendedorismo, o projeto monitora a evolução de variáveis como a relação oportunidade/necessidade, a participação das mulheres e dos jovens nas iniciativas empreendedoras e a motivação para empreender. O GEM classifica os países por meio de indicadores como o produto interno bruto (PIB), a renda per capita e a quota de exportação de produtos primários. A combinação desses indicadores classifica os países em três grupos, de acordo com as seguintes características: 1. predominância de atividades com forte dependência dos fatores trabalho e recursos naturais; 2. avanço da industrialização e ganhos em escala, com predominância de organizações intensivas em capital; 3. empreendimentos intensivos em conhecimento e adquiridos pela expansão e modernização do setor de serviços. GEM - Global Entrepreneurship Monitor. Empreendedorismo no Brasil: 2016, Coordenação de Simara Maria de Souza Silveira Greco; Curitiba: IBQP, 2017 (adaptado). Considerando esse texto e sabendo que Brasil, África do Sul, Turquia, Chile, Polônia e Jamaica pertencem ao mesmo grupo, é correto afirmar que esses países são orientados
a) pela eficiência e caracterizados pelo avanço da industrialização e ganhos em escala, com predominância de organizações intensivas em capital.
b) pela necessidade e caracterizados pela predominância de atividades com forte dependência dos fatores trabalho e recursos naturais.
c) pela inovação e caracterizados por empreendimentos intensivos em conhecimento e pela expansão e modernização do setor de serviços.
d) pela produção intensiva e caracterizados por empreendimentos que valorizam a produção em larga escala.
e) pela Indústria 4.0 e caracterizados por empreendimentos voltados para a produção de tecnologia virtual.