Ética nas relações pode ser compreendida como uma atuação de acordo com a moral e os costumes
estabelecidos em determinado contexto social, para conquistar o respeito e a credibilidade de seus
colaboradores, fornecedores, clientes, parceiros e outros envolvidos no processo, estruturando o
equilíbrio entre os seus objetivos econômicos e os interesses das partes afetadas em suas ações.
LACOMBE, F. J. M. Comportamento Organizacional. São Paulo: Saraiva, 2017 (adaptado).
Considerando o contexto abordado, a ética nas relações
✂️ a) precisa estabelecer uma condição de finalidade para a empresa, considerando, acima de tudo,
os propósitos econômicos. ✂️ b) deve estar presente em todos os níveis do negócio, pois o conhecimento ético oferece padrão de
referência para as decisões corporativas. ✂️ c) compreende uma ordem genérica, uma vez que conceitos éticos e morais são igualmente
parametrizados por todas as pessoas. ✂️ d) representa uma sabotagem dos consumidores ao produto ou serviço, pois, para eles, apenas os
interesses individuais vigoram em relações com empresas. ✂️ e) visa, em uma situação momentânea, fomentar aos colaboradores condutas e práticas de valores
individuais que se distanciem da cultura organizacional.