No trabalho, a etiqueta serve para manter um padrão de comportamento adequado, constituindo-se em um
elemento que possibilita a unidade nas relações interpessoais. Entende-se que o uso da etiqueta, por suas
características de inclusão, pode minimizar atritos ou até evitá-los, na medida em que ela iguala os ânimos
entre emissor e receptor da mensagem. Com isso, mantém-se um clima de bem-estar que leva à satisfação.
OSSEGE, A. Relação entre uso das regras de etiqueta e satisfação do trabalho: uma perspectiva interdisciplinar.
Disponível em: http://bdm.bce.unb.br/bitstream. Acesso em: 21 jun. 2022 (adaptado).
Nesse sentido, considerando a importância do papel da etiqueta nas relações interpessoais, é
correto afirmar que o profissional de secretariado deve
✂️ a) dominar bem as regras de etiqueta, uma vez que elas podem contribuir para a diminuição dos
ruídos de comunicação na organização. ✂️ b) promover o clima de bem-estar geral na organização ao se utilizar das regras de etiqueta, uma vez que é o
responsável pelo uso dessasregras. ✂️ c) dominar adequadamente as regras de etiqueta, caso contrário, não estará habilitado a produzir a
satisfação no trabalho. ✂️ d) utilizar as regras de etiqueta, no exercício de sua função, a fim de gerar processos de inovação
na organização. ✂️ e) utilizar as regras de etiqueta quando estas constituírem um comportamento padrão ditado
pela empresa.