A interculturalidade está presente no processo de negociação entre executivos de países diferentes,
assim como no multiculturalismo dentro do próprio ambiente de trabalho. Percebemos hoje que a
maioria das empresas necessita comprar, vender ou trabalhar com pessoas de culturas diferentes;
as multinacionais têm escritórios em todo o mundo; fabricantes dependem, cada dia mais, dos
mercados estrangeiros; os serviços e produtos já não são comercializados exclusivamente com nativos
em audiências, e muitas empresas e indústrias dependem do trabalho imigrante. Em resumo, poucas
empresas escapam da necessidade de uma comunicação intercultural.
Como consequência, as empresas estão reconhecendo cada vez mais que, para crescer, diversificar e
manter uma vantagemcompetitiva, necessitamde uma gestão intercultural, de umgestor comcapacidade
de se comunicar eficazmente com pessoas de diferentes culturas. Dessa forma, abre-se, então, um
precedente para o profissional de secretariado executivo, visto que ele possui como base a habilidade de
dialogar com grupos distintos.
OLIVEIRA, J. S. Interculturalidade, o novo desafio do secretário executivo. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/bitstream.
Acesso em: 21 jun. 2022 (adaptado).
Considerando as ideias expostas no texto, os profissionais de secretariado executivo, ao exercerem as
suas tarefas de administração do fluxo de informações nacionais e internacionais, precisam
✂️ a) atuar com compreensão do fenômeno do intercâmbio cultural para observar e interpretar situações
específicas, com a habilidade de impor a sua cultura e seus propósitos para obter o sucesso em
situações adversas. ✂️ b) realizar a assessoria direta a executivos com conhecimentos socioculturais referentes ao país
estrangeiro e a seu próprio país e região, para que haja um bom relacionamento entre as pessoas das
diferentes culturas. ✂️ c) agir de forma segura ao tomar decisões, pois, em uma empresa multinacional, qualquer decisão deve
ser pensada de maneira individualizada para que atinja todas as unidades de forma efetiva e rápida. ✂️ d) conhecer os costumes culturais de cada país e imitá-los, para que não haja intolerância entre os clientes
e a empresa, bem como repassá-los ao conhecimento de seus superiores para que façam o mesmo. ✂️ e) coordenar a equipe de trabalho para produção e superação de metas, privilegiando a produtividade
de todos os setores da empresa, independentemente da administração de culturas.