Os meios de hospedagem configuram-se como os mais importantes e indispensáveis segmentos na cadeia
dos serviços turísticos. Neles, o turista busca encontrar uma extensão de sua residência habitual, pois,
ao deslocar-se de seu local de origem, o hóspede necessita de um abrigo, um local onde possa ter
descanso e comodidade e onde suas necessidades básicas sejam atendidas. Todo esse aconchego que o
turista busca vai além de uma estrutura física e(ou) serviços agregados.
DE LIMA, C. L.; BARRETO, L. M. Políticas e práticas de gestão de pessoas: um estudo em meios de hospedagem muito confortáveis
no Rio Grande do Norte. Revista Hospitalidade . v. 13, n. 1, p. 143-161, 2016 (adaptado).
Tendo esse texto como referência e considerando o entendimento de que, atualmente, demanda-se a
reformulação de paradigmas com relação à gestão de pessoas no setor de hotelaria, avalie as asserções a
seguir e a relação proposta entre elas.
I. Com a evolução dos modelos de gestão de pessoas, o contato direto entre colaborador
e consumidor, no âmbito de empreendimentos de serviços hoteleiros, favorece sensivelmente o
caráter diferencial da prestação do serviço.
PORQUE
II. A recolocação do fator humano como ferramenta estratégica no que se refere ao conceito de
qualidade gera resultados satisfatórios para os empreendimentos hoteleiros.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e) As asserções I e II são proposições falsas.