Agências de turismo e aplicativos oferecem passeios aos lugares mais incríveis do mundo sem que seja
preciso sair de casa. A onda da realidade virtual no turismo ganhou força com a quarentena imposta pela
pandemia. Atualmente, empresas promovem desde roteiros curtos e óbvios, como passeios pelo centro
de Londres e viagens nos clássicos ônibus de dois andares, até programas inusitados, como um mergulho
pela Grande Barreira de Corais, na Austrália. Pelo Google Earth VR , a ferramenta de realidade virtual
do buscador, que só no catálogo de museus conta com mais de 18 000 obras gratuitas em exposição,
o viajante pode se permitir ir além: é possível usar a realidade virtual para caminhar com um gigante
jurássico ou fazer treinamentos de mágica com personagens da saga Harry Potter.
Disponível em: https://veja.abril.com.br/tecnologia/a-vez-das-viagens-por-realidade-virtual/. Acesso em: 23 jun. 2022 (adaptado).
Considerando essas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas
I. O uso de tecnologia de informação e comunicação no turismo, potencializado a partir da pandemia
de Covid-19, além de servir para intermediar os serviços turísticos, é uma realidade crescente,
tendo conferido ao turismo virtual o papel de substituir o turismo in loco.
PORQUE
II. O aumento da demanda por viagens e a falta de oferta de infraestrutura turística para o atendimento
in loco são os principais fatores que garantem o crescimento do turismo virtual, pois ele não exige
meios de transporte, hospedagem e alimentação.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
✂️ a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. ✂️ b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. ✂️ c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. ✂️ d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. ✂️ e) As asserções I e II são proposições falsas