Theodor Adorno e Max Horkheimer, filósofos e sociólogos da chamada “Escola de Frankfurt”, teorizaram a
questão da indústria cultural, concepção que se tornou extremamente popular a partir dos anos 1960. Adorno
realizou vários estudos sobre música, entre outros produtos culturais. Segundo Adorno:
✂️ a) a música era uma produção técnica de alto valor cultural, tal como as obras de Mozart e Beethoven, mas
a indústria cultural retirou seus méritos ao reproduzi-las por meios tecnológicos. ✂️ b) a música popular era um contraponto à indústria cultural, pois trazia novos valores e concepções que a
forçaram a criar aquilo que posteriormente foi chamado de “masscult”, a cultura de massas. ✂️ c) a música evoluía de acordo com o desenvolvimento tecnológico e por isso a produção e popularização
do jazz e, mais ainda, do rock , tal como a música dos Beatles, eram um avanço cultural inestimável. ✂️ d) a produção musical, tal como se vê na indústria cultural, é empobrecida, simplificada, padronizada, de
acordo com os interesses mercantis, gerando sua mercantilização e tornando-a forma de dominação. ✂️ e) a música clássica era uma música de elite e um dos poucos méritos da indústria cultural foi ter
popularizado esse tipo de música ao criar o chamado “midcult”, adaptações populares do classicismo.