Lançado em 1945 no Brasil, o desenho animado
“Você já foi na Bahia?” promovia um encontro
inusitado entre Pato Donald e Zé Carioca. Longe
de ser um mero entretenimento lançado por Walt
Disney, o desenho fazia parte dos esforços
estadunidenses de se aproximar dos países latinoamericanos através de trocas culturais que
caracterizaram a Política da Boa Vizinhança. Em
inúmeros outros momentos da história
republicana brasileira a cultura nacional foi
associada a movimentos “estrangeiros”, sendo
algumas dessas experiências bem aceitas e outras
nem tanto. Sobre a cultura brasileira durante a
República e as relações com a influência
estrangeira é correto afirmar que:
✂️ a) Oswald de Andrade, no Manifesto
Antropofágico, definiu o rumo da cultura
modernista brasileira como de oposição à
influência das vanguardas culturais europeias
na arte brasileira, proposta que só seria
abandonada a partir do apoio de Vargas aos
aliados durante a Segunda Guerra Mundial. ✂️ b) nos anos 1970, movimentos de protesto
negros estadunidenses como o Black Power
e os Panteras Negras influenciaram o
surgimento do funk brasileiro a partir de
nomes como Tony Tornado, Tim Maia e a
Banda Black Rio. ✂️ c) ao filmar clássicos do cinema brasileiro como
“Terra em transe”, e “Deus e o diabo na terra
do sol”, Glauber Rocha definiu uma corrente
cinematográfica conhecida como Cinema
Novo, de forte influência hollywoodiana
e com financiamento estadunidense. ✂️ d) a Bossa Nova, a partir de seu envolvimento
com o jazz estadunidense, evitou contatos
culturais com movimentos considerados de
menor valor, como a tropicália e o seu
brasileirismo exacerbado, o que afastou dois
dos baianos mais relevantes para a cultura
nacional, João Gilberto e Caetano Veloso. ✂️ e) o arrocha brasileiro, associado a nomes
como Pablo do Arrocha, Tayrone e Léo
Magalhães, retoma a tradição do samba
exaltação, com um nacionalismo marcante,
e que teve em Ary Barroso e na música
Aquarela do Brasil um símbolo importante
durante o Estado Novo varguista.