Questões Legislação de Trânsito

Dois motoristas, Pedro e José, foram levados à central de flagrantes da polícia civil a...

Responda: Dois motoristas, Pedro e José, foram levados à central de flagrantes da polícia civil após terem sido parados em umablitzno trânsito. Segundo a polícia civ...


Q959217 | Legislação de Trânsito, Área 12, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018

Dois motoristas, Pedro e José, foram levados à central de flagrantes da polícia civil após terem sido parados em umablitzno trânsito. Segundo a polícia civil, Pedro, de trinta e dois anos de idade, foi submetido ao teste do bafômetro, durante ablitz, e o resultado mostrou 0,68 miligramas de álcool por litro de ar expelido. Ele pagou fiança e deverá responder em liberdade por crime de trânsito. Conforme os policiais, José, de vinte e dois anos de idade, se recusou a submeter-se ao teste do bafômetro, mas o médico legista do Instituto Médico Legal (IML) que o examinou comprovou alteração da capacidade psicomotora em razão do consumo de substância psicoativa que determina dependência. José também pagou fiança para ser liberado.

Com relação a essa situação hipotética, julgue o item a seguir.

Caso fosse feito um segundo teste do bafômetro em Pedro, cinco minutos após a realização do primeiro teste, o resultado seria necessariamente inferior a 0,68 miligramas de álcool por litro de ar expelido, desde que ele não tivesse ingerido bebida alcoólica durante o intervalo entre os testes.

  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Usuário
Por lucas gomes arando brockes em 31/12/1969 21:00:00
A afirmação diz que:

“Caso fosse feito um segundo teste do bafômetro em Pedro, cinco minutos após a realização do primeiro teste, o resultado seria necessariamente inferior a 0,68 mg/L, desde que ele não tivesse ingerido bebida alcoólica no intervalo.”

Isso está errado, porque não há garantia de que o valor do segundo teste seria necessariamente menor.

O organismo humano continua absorvendo álcool por certo tempo após a ingestão, podendo ocorrer inclusive aumento temporário da taxa de alcoolemia nos minutos subsequentes.

Por isso a legislação e as normas técnicas (Resolução CONTRAN 432/2013, art. 4º, § 2º) determinam a necessidade de intervalo mínimo de 15 minutos para realização de um novo teste válido.

✅ Gabarito

O item deve ser considerado ERRADO.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.